5 livros que todo profissional de RH deveria ler… ainda em 2018

O que eu posso fazer por você? Pergunta a inteligência artificial
agosto 21, 2018
DisruptHR São Paulo 2.0 Edition was a BIG DEAL!
novembro 7, 2018

Falta pouco para o final do ano, mas ainda dá tempo!





“Leia 500 páginas diariamente. É dessa forma que o conhecimento funciona. Se acumula como juros compostos”, Warren Buffett.


Faltam apenas quatro meses para 2018 terminar. Mas, ainda está em tempo de ampliar conhecimentos para se manter ‘at the top of your game’.

Um estudo feito pela The Knowledge Academy (escola britânica de treinamentos online) com 1.900 profissionais de diferentes áreas apontou que 42% sentem-se mais confiantes no trabalho após a leitura de mais livros sobre assuntos relacionados à função exercida. E, que 74% passaram a ser mais confiantes depois de um curso extracurricular ou uma especialização.

Certificar-se que você está por dentro das tendências em recursos humanos deveria ser prioridade #ZERO em sua agenda de 2018. Por isso, o time de curadores do #DisruptHRSP, um dos maiores eventos globais de inovação em RH, reuniu alguns dos livros obrigatórios que todo profissional de RH deveria dar uma olhada.

Ah, não tem mais tempo de sentar e ler um bom livro? Isso não é desculpa! Junte-se à nova tendência de OUVIR os livros por audiobooks. Você consegue imaginar quantos livros pode conhecer por MÊS ouvindo um livro por pelo menos 30 minutos por dia, sendo que cada livro tem em média de seis a oito horas? Seriam no mínimo um livro e meio por mês! Quantos minutos você gasta no trânsito todos os dias? Em vez de tocar sua playlist favorita, aperte o “play” de um dos vários apps de audiobook e chegue no escritório com ideias fresquinhas que você acabou de ouvir no carro! Existem vários apps no mercado, sendo o mais conhecido o Audible da Amazon. Como muitos desses livros têm a versão em inglês, você ainda pode praticar seu entendimento de Inglês de tabela. Boa leitura! Ou melhor dizer, boa escuta!

Nossas #dicasquentes são:

Gostou dessas dicas? Já conhecia alguns desses livros? Deixe nos comentário se já aplicou algumas das ideias desses livros e aproveite para compartilhar ou marcar aquele seu amigo que você acha que também precisa conhecer essa lista!
Book-HR_Disrupted
// #1 - HR Disrupted: It's time for something different, , da autora Lucy Adams

É claro que amamos o título ; ). Mas, o ponto é que o tema abordado por Lucy é realmente inovador. Ela fala de chacoalhar a indústria de RH oferecendo um novo olhar e novas perspectivas. Ela faz um relato da situação atual que gera funcionários frustrados. Sugere caminhos a serem explorados no percurso da transformação, incorporando mudanças culturais, contratando inovação, incentivando o empreendedorismo, promovendo melhores práticas de liderança e treinando pessoas para os próximos desafios.

O RH disruptivo entrega ao leitor “ferramentas práticas, ideias e técnicas para começar a fazer mudanças imediatamente”.

>>> Link do livro na Amazon aqui.

>>> E, um artigo no LinkedIn com um breve sumário do livro (em inglês)
Book-Conversas Dificeis2-Blog

// #2 - Difficult Conversations: How to Discuss What Matters Most
(título em português Conversas Difíceis - Como argumentar sobre questões importantes), dos autores Douglas Stone, Bruce Patton e Sheila Heen.

A obra de 2011 é leitura obrigatória para todo líder porque percorre conselhos sobre como conduzir um diálogo difícil e como obter mais satisfação em qualquer tipo de relacionamento. O livro ensina quais são os ingredientes das conversas difíceis, apontando as ferramentas necessárias para o envolvimento efetivo. Mostra também como se preparar para essas situações apresentando uma planilha de preparação.

>>> Aqui o link para o livro na Amazon (versão em português)

>>> Aqui o link para um resumo da obra (conteúdo em inglês)
Book-Think Fast-Blog

// #3 - Thinking Fast And Slow
(título em português Rápido e Devagar: Duas formas de pensar) - livro best-seller publicado em 2011 por Daniel Kahneman, laureado com o Nobel de Ciências Econômicas.

Rápido e Devagar mostra como dois sistemas em seu cérebro estão constantemente lutando pelo controle de seu comportamento e de suas ações, e ensina as muitas maneiras pelas quais isso leva a erros de memória, julgamento e decisões e o que você pode fazer com relação a isso. Leitura imperdível, a obra traz três grandes ensinamentos: seu comportamento é determinado por dois sistemas em sua mente - um consciente e outro automático; seu cérebro é preguiçoso e assim impede você de usar todo o poder de sua inteligência; e, quando estiver tomando decisões sobre dinheiro, deixe suas emoções em casa.

>>> Aqui o link para o livro na Amazon (versão em português)

>>> Aqui o link para um resumo da obra (conteúdo em inglês)
Book-Persuasão-Blog

// #4 - Persuasão e Influência, de Robert Cialdini

Em algum momento do dia você vai precisar influenciar alguém - seu gestor, seu colega de trabalho, um cliente, companheiro ou até seus filhos. Em um mundo em que o tempo é curto, há uma questão crucial: Qual é a menor mudança que você pode fazer para aumentar suas chances de sucesso? O autor O autor trabalhou como vendedor de carros e como garçom para ver essas táticas em ação. E, reuniu as táticas no que chamou de seis armas de influência, explicando uma a uma nos capítulos do livro.

>>> Aqui o link para o livro na Amazon (versão em português)

>>> Aqui o link para um resumo da obra (conteúdo em inglês)
Book-Build it-Blog

// #5 - Build It: The Rebel Playbook for World Class Employee Engagement, de Glenn Elliott e Debra Corey

Lançado em 2018, os autores abordam o envolvimento dos colaboradores com pensamento ‘fora da caixa’. Um revisor da Amazon escreveu que era o “livro GO TO para profissionais de RH que estão comprometidos em desbloquear o engajamento para que seus funcionários tenham o melhor desempenho”. A proposição principal é romper com as regras tradicionais de RH para ajudar a criar funcionários mais engajados e empresas melhores. O livro segue o modelo Engagement Bridge ™, destacando maneiras pelas quais você pode trazer uma cultura de trabalho positiva para sua organização usando estudos de caso de empresas como Virgin, American Express e LinkedIn.

>>> Aqui o link para o livro na Amazon (em inglês)

>> Aqui o link para dois capítulos gratuitos da obra (conteúdo em inglês)

Gostou dessas dicas? Já conhecia alguns desses livros? Deixe nos comentário se já aplicou algumas das ideias desses livros e aproveite para compartilhar ou marcar aquele seu amigo que você acha que também precisa conhecer essa lista!
_________________________________________________________________________________________________________________________________


Sobre o DisruptHR:


O DisruptHR é um evento internacional presente em mais de 20 países que apresenta uma dinâmica inovadora e palestras de cinco minutos. Em um ambiente “disrupt”, alegre e descontraído, proporcionando momentos específicos de networking e provocando o público com ideias fora da caixa.

O modelo, ao estilo TED Talks, e o formato do evento seguem a tendência do pensamento em comunidade, das atividades inclusivas e do conhecimento compartilhado. Sendo assim, após o evento presencial, os organizadores, palestrantes e participantes passam a formar uma comunidade de troca permanente.

O DisruptHR foi criado em 2013 por três líderes da comunidade de RH de Cincinnati, nos Estados Unidos, Chris Ostoich, Jennifer McClure e Steve Browne, que agora coordenam as equipes que estão causando disrupção em 103 cidades pelo mundo.

A estreia do DisruptHR em São Paulo teve o apoio e patrocínio das empresas Brassuka, Citron Gastronomia, i9ação, Núcleo de Imagem, Projesom, Raul Botelho Fotografia, Thomas Brasil, Apoena, Espaço Audios, Fábrica Escondida e Talkeen.

A organização é de Fabiana Nardi, Flavia Salmeron, Ricardo Fonseca e Vanessa Leme, das empresas Green Hat Web Solutions, Guide RH e Casa da Notícia Comunicação. O DisruptHR São Paulo também apoia o Instituto Oncoguia (http://www.oncoguia.org.br/).